COLORMIX – O EQUILÍBRIO PERFEITO ENTRE O DESTAQUE DA PERSONALIDADE E A HARMONIA DE SER UM SHOWROOM

Uma entrevista interessante com José Ricardo Basiches sobre os desafios desse projeto e suas inspirações.

terça-feira, 30 de abril de 2019

Ficha Técnica

Projeto: COLORMIX Store

Escritório de Arquitetura: BASICHES ARQUITETOS

Arquiteto: José Ricardo Basiches / Ronaldo Shinohara

Produto: Mr. Cryl – cor cinza


A loja showroom localizada na cidade de São Paulo, em rua tradicional por possuir uma grande concentração de lojas destinadas ao seguimento de arquitetura e interiores, é destinada à venda de revestimentos internos e externos para edificações.

O DESAFIO PARA BASICHES

B: Como premissa inicial, a COLORMIXSTORE solicitou que utilizássemos produtos fornecidos pela loja. Dessa maneira, adotou-se o partido de utilizar revestimento único na fachada, aplicado em repetição.

CRIANDO A PERSONALIDADE

B: Desenvolvemos, em conjunto com o cliente, uma aleta em formato triangular, com estrutura interna em chapa metálica revestida em porcelanato imitando mármore. Outro ponto importante a ser destacado é o fato da loja ter um serviço diferenciado de corte e emendas praticamente imperceptíveis das peças de porcelanato.

DESENVOLVENDO A HARMONIA

B: A loja foi implantada em edificação existente de dois pavimentos. Havia o desafio de conseguir expor uma grande quantidade de produtos e evitar a poluição visual existente nas lojas filiais. Internamente, adotou-se o partido de criar dois espaços distintos.

No térreo, um espaço livre com os produtos apenas expostos nas paredes e diagramação trabalhada, adotando um caráter de galeria de arte. O piso foi feito em pastilha, com grafismo elaborado pelo artista plástico e fotógrafo Flavio Samelo. Este serviço de transpor desenhos específicos para piso e paredes em pastilhas também é um serviço diferenciado e disponibilizado pela loja.

No pavimento superior temos um showroom mais tradicional, com diversos móveis expositores e mesas de atendimento. Apesar da grande quantidade de produtos, conseguimos criar um ambiente visualmente leve, por meio do uso de revestimentos em tons neutros e estudo detalhado de composição do mobiliário e marcenaria. No recuo lateral foi criado um terraço descoberto com espelho d’água e jardim verde vertical.

A iluminação natural contribui para o conforto interno dos espaços. No térreo temos duas aberturas junto aos muros vizinhos e, no superior, a abertura única ganha destaque pelo acabamento em chapa metálica. Ainda na parte posterior da loja, temos uma abertura no pé-direito duplo, destinado a ser um espaço de convivência.

O uso de um único material na cor branca na fachada remete à imagem de um monolito. As aberturas propostas e o deslocamento entre pavimentos criam um jogo de cheios e vazios que, durante a noite, é reforçado pelo projeto de iluminação.

A ESCOLHA POR MR. CRYL

B: Atualmente temos usado muito os produtos da Protécnica por entender que o resultado final nos nossos projetos é muito satisfatório. No caso da Colormix, queria criar esse contraste sutil entre o branco e os tons de cinza. Essa qualidade e o primor na execução do produto nos proporcionam um visual muito interessante. A maior prova disso é que, numa loja de revestimentos, onde podíamos até tentar chegar a esse resultado com aplicação de algum produto, optamos por trazer a qualidade do Mr. Cryl nas paredes para compor com todo o visual da loja!

VERSATILIDADE DE SOLUÇÕES – A EXPERIÊNCIA COM A PROTÉCNICA

B: Sinceramente, hoje temos praticamente sugerido em 90% dos nossos projetos o uso do material. Além desse contraste que sempre curto muito criar nos projetos, entre o branco e essa textura levemente cinza, entendo que o fato de se ter uma gama de variedades entre tonalidades nos proporciona uma versatilidade bacana para cada projeto. Seja mais ousado, seja menos, o importante é trazer esse conforto e aconchego com esse visual. Outro ponto muito importante é o cuidado que a equipe tem no momento da aplicação do produto. Acho fundamental todo esse cuidado e preparo na aplicação. Particularmente, posso dizer que sou fã do material. Recentemente especifiquei o mesmo material em outra tonalidade, mais clara, puxando para o off white, e estou curioso para ver o resultado desses novos projetos.

Temos novos projetos a caminho, com estilos bem variados, onde estamos especificando essa cor mais clara de Mr. Cryl. O que, para mim, poderia decerto substituir as tradicionais paredes brancas lisas, porque esse produto nos traz esse conforto sem perder a neutralidade do branco, com uma leve textura! Em breve nos nossos novos projetos. Aguarde!

A BASICHES ARQUITETOS ASSOCIADOS 

Temos duas equipes diferenciadas: uma atuando na área de Arquitetura, e outra na de Interiores. Ambas primam pela qualidade dos projetos, participando de todas as suas fases.

Fundado em 1997, atualmente é representado pelo arquiteto e fundador do escritório, José Ricardo Basiches (Belas Artes 1997), e pelo arquiteto Ronaldo Shinohara (FAU Mackenzie 1997), que passou a colaborar com o escritório em 2005 e tornou-se sócio em 2010.

O escritório possui trabalhos premiados e publicados em livros e revistas no Brasil e no exterior.

Premiações

  • 2005 Exposição Geral Arquitetos Bienal Internacional
  • 2007 Premiado Prêmio Top XXI Mercado Design - Arcdesign
  • 2008 Finalista "O Melhor da Arquitetura" Categoria - Casas Residenciais
  • 2009 Menção Honrosa Jovens Arquitetos IAB SP - Brasil
  • 2009 Finalista "O Melhor da Arquitetura" Categoria - Bares e Restaurantes
  • 2010 Finalista "O Melhor da Arquitetura" Categoria - Condomínio Residencial Horizontal
  • 2014 A' DESIGN AWARD
  • 2014 Projeto Vencedor “O melhor da Arquitetura” Categoria - Condomínios Residenciais
  • 2015 Special Mention A + AWARDS - ARCHITIZER
  • 2015 Finalista "O Melhor da Arquitetura" Categoriaa - Condomínios Residenciais
  • 2016 Prêmio American Architecture Prize AAP
  • 2017 Exposição Individual Trajetória BASICHES no MUBA - Museu de Belas Artes de São Paulo
  • 2018 VENCEDOR A+A ARCHITIZER - Colormix Store

O escritório Basiches Arquitetos Associados atua em diferentes escalas, baseado numa linguagem arquitetônica contemporânea e diferenciada, aliada às questões ambientais e inovações técnicas. Possui projetos nas áreas residenciais, comerciais, corporativas, esportivas, culturais e educacionais.

Sempre em busca de projetos voltados para melhoria da qualidade urbana das nossa cidades, respeitando e atendendo as necessidades dos clientes e usuários.

Últimas notícias