Japan House recebe piso monolítico resistente ao tráfego intenso

O revestimento monolítico Mr. Cryl Alto Tráfego, fornecido pela Protécnica, proporcionou alta resistência ao tráfego intenso e aparência semelhante ao concreto natural

sexta-feira, 25 de agosto de 2017

Inaugurada em maio de 2017, a Japan House está localizada na Avenida Paulista, em São Paulo. Trata-se do terceiro centro cultural idealizado pelo governo japonês para propagar a cultura do país pelo mundo. Os demais foram construídos em Londres, na Inglaterra, e Los Angeles, nos Estados Unidos.

Com projeto do consagrado arquiteto japonês Kengo Kuma, em parceria com o escritório paulistano FGMF, o complexo está instalado em um prédio de três andares que recebe mostras gratuitas voltadas à arte, cultura e tecnologia nipônica, além de área para gastronomia – com café e restaurante japonês do chef Jun Sakamoto –, biblioteca com mais de 2 mil livros e espaços para eventos e palestras.

Desafio

Segundo o arquiteto Lourenço Gimenes, do escritório FGMF, uma das premissas do projeto era utilizar um piso resistente ao desgaste, principalmente considerando o grande fluxo de pessoas que passaria pelo local diariamente.

“O material precisaria ter bom desempenho técnico e se encaixar na característica idealizada para a arquitetura do projeto: discreta, mas com identidade”, afirma o arquiteto.

Solução

O produto escolhido foi o Mr. Cryl Alto Tráfego, revestimento monolítico desenvolvido pela Protécnica. Aplicado no piso térreo, ele atendeu às especificações do cliente, pois proporcionou uma aparência levemente heterogênea e mais informal, assim como o concreto. Também garantiu bom desempenho contra o desgaste causado pelo fluxo constante de pessoas.

Produto mineral, esse revestimento ainda proporcionou conforto térmico e proteção contra fungos. Além disso, se destacou por evitar o aparecimento de bolhas e descascamentos.

Sujeito a movimentações, por estar localizado em região com alto fluxo de veículos e próximo ao metrô, o complexo tinha muitas trincas na base (contrapiso), que foram previamente identificadas e tratadas pela engenharia antes da aplicação do revestimento. Após isso, o Mr. Cryl Alto Tráfego foi executado em três fases: tratamento da superfície com primer – também fornecido pela Protécnica –, aplicação do revestimento em duas demãos e finalização com verniz de acabamento – outro produto da marca.

Descrição do produto

O Mr. Cryl Alto Tráfego, da Protécnica, é um revestimento monolítico mineral que possui base limestone com 2 mm de espessura. Com aparência de cimento queimado, se destaca pela alta resistência. É um fungicida natural sem odor e livre de VOC.

Ficha técnica da Obra

Local: São Paulo (SP)
Data: Início: janeiro de 2017 / Término: fevereiro de 2017
Contratante: Toda Engenharia
Proprietário da obra: Japan House São Paulo
Fornecedor: Protécnica
Produtos: Mr. Cryl Alto Tráfego

Lourenço Gimenes é um dos sócios da FGMF Arquitetos. Um escritório que nasceu há 15 anos com o objetivo dde realizar uma arquitetura contemporânea, investigativa e inovadora, com atuação em todas as escalas e programas, do detalhe da residência ao plano urbanístico. Atualmente, já somam mais de 280 projetos em seu portfólio, destacando-se pela recém inaugurada Japan House.

Últimas notícias

  • 20
    out

    QUEBRANDO PAREDES E CRIANDO CONCEITOS

    Uma entrevista com Diego Revollo, em que sua experiência atravessa décadas no projeto, transformando um apartamento antigo datado em um loft atual.

    Leia mais
  • 19
    set

    LOFT DO EXECUTIVO - CASACOR 2018

    Bases neutras e riqueza nos detalhes e nas cores marcam os projetos da arquiteta Érica Salguero. Madeira, vidro, couro, papel de parede, mix de texturas, tecidos naturais e peças com assinatura made in Brasil são alguns dos elementos presentes em seus projetos, alinhados aos estilos contemporâneo e moderno. O uso de arte moderna e fotografia conferem vida e beleza aos ambientes.

    Leia mais